Acupuntura

Quando falamos em acupuntura logo pensamos em analgesia, ou seja, tirar a dor. E, de fato, inserir agulhas em pontos específicos tem uma grande ação sobre o controle da dor, mas a técnica tem outros benefícios além desse.

Quais doenças podem ser tratadas com acupuntura:

Todas, pois o objetivo da Medicina Chinesa é equilibrar o organismo.

Em geral, a acupuntura é lembrada para tratar doenças de causas neurológica, musculares e ósseas, mas também é indicada como terapia complementar em casos de câncer, cinomose, tromboembolismo de felinos, desordens de comportamento, convulsões, artrite, artrose, endocrinopatias, oculares (glaucoma, ceratoconjuntivite seca), incontinência urinária, doenças cardíacas, pulmonares, hepáticas, estomacais, reprodutivas, dermatológicas, alergias, doenças autoimunes, entre outras.

A medicina Ocidental é tecnologicamente avançada e lida muito bem com doenças agudas, porém é limitada em abordar problemas crônicos.

Pode-se usar a Medicina Tradicional Chinesa e a acupuntura como preventivas e não só curativas.

Por que escolher tratar com acupuntura:

O efeito do tratamento é muito rápido, em algumas situações o alívio da dor é instantâneo e não tem efeitos colaterais. Com essa terapêutica busca-se a cura e não apenas o alívio dos sintomas. A acupuntura, dependendo da gravidade da lesão, pode ser recomendada para pacientes que necessitam de cirurgia, tendo um efeito tão positivo, que torna possível dispensar o procedimento.

O Tratamento com acupuntura:

Normalmente o tratamento é semanal, em sessões que duram cerca de 20 min. Conforme a lesão ou a gravidade da doença serão necessárias 10 sessões. Mas tudo é muito variável, de acordo com a enfermidade tratada e a resposta do seu pet.

As consultas são realizadas com agendamento prévio, e a primeira consulta tem duração de aproximadamente duas horas.

Essa especialidade é realizada pela Méd. Vet. Elisandra Pezetta (CRMV RS 6039), com graduação na UFPel (1997),  pós-graduação em homeopatia FACIS-SP (2003), pós-graduação Medicina Tradicional Chinesa (MTC) – Acupuntura, Fitoterapia Chinesa, Dietética Chinesa, Cromoterapia e Radiestesia (2015).