Ortopedia

A ortopedia veterinária é uma especialidade que atende alterações ósseas, doenças articulares (inflamações e degenerações, como artrite e artrose) e de coluna vertebral, onde discopatias (hérnias e luxações de disco vertebral) são as doenças mais comuns, além de desordens músculo-esqueléticas.

A traumatologia veterinária ocupa-se em corrigir fraturas, luxações e rompimentos de ligamentos.

Na consulta ortopédica, o Médico Veterinário com especialização em ortopedia avalia a condição corporal e a postura, bem como a marcha (andar) do cão ou gato.  As articulações também são avaliadas e os ligamentos testados, para averiguar a estabilidade do membro e onde a lesão pode estar complicando no equilíbrio do corpo.

Nas cirurgias ortopédicas e de reparação de traumas ósseos são usados materiais específicos de ortopedia veterinária, com todas as certificações exigidas pelas autoridades sanitárias, com todo cuidado de bloco cirúrgico, para garantir o mínimo de risco de contaminação, e sob cuidados anestésicos intensivos.

O serviço de ortopedia e traumatologia veterinária é realizado pelos Médicos Veterinários Daniel Sia e Cristiane Fonseca, ambos com especialização na ANCLIVEPA-SP, em 2012, com ampla rotina de procedimentos cirúrgicos ortopédicos.